internet das coisas

Internet das coisas: ideias brasileiras promissoras Deixe um comentário

Você já deve ter ouvido falar em Internet das Coisas. Ainda não? Internet das coisas ou simplesmente IoT (Internet of Things) é a denominação da tecnologia a qual aplica a conexão de internet nos mais variados objetos. Mas por que alguém faria isso? Bom, primeiro porque se um objeto tiver conectividade com a internet é possível controlá-lo remotamente e, além disso, também é possível que seja acessado por provedores de serviços. É a internet tornando os itens do dia-a-dia cada vez mais úteis ou multitarefas. Quer um exemplo prático? Imagine um marcapasso que monitora e envia os dados clínicos do paciente ao seu médico. Eureka! Isso é IoT! 🙂  E neste post vamos mostrar os projetos brasileiros que são muito promissores.

Ideias brasileiras com Internet das Coisas

O Brasil vem se destacando na corrida da tecnologia e isso chama a atenção de grandes corporações. Exemplo disso é a Qualcomm (EUA) que promoveu um concurso para premiar os 10 melhores projetos brasileiros de IoT. Os ganhadores foram contemplados com uma imersão em San Diego e São Francisco, na Califórnia. A viagem foi organizada pela CNI – Confederação Nacional das Indústrias.

Conheça então os 10 projetos que são muito promissores e foram os grandes vencedores desta premiação:

Monitoramento de pragas agrícolas

Muitos agricultores possuem áreas de plantio bem extensas e precisam destacar pessoas para realizarem o monitoramento visual de pragas. Pensando nisso, a Iagro desenvolveu um sistema para monitorar a plantação. Sensores captam informações, que são processadas, armazenadas em nuvem e devolvidas para um aplicativo. Isso permite maior precisão, agilidade e redução de custos ao produtor.

Exercícios físicos com registro da evolução da performance

É de Brasília a ideia de permitir o registro da evolução de pacientes e atletas no que tange a atividade física. A E-sporte desenvolveu um elástico de ginástica que coleta os dados do treino e os envia para um aplicativo que, por sua vez, demonstra as informações em gráficos evolutivos. Com material de baixo custo, a ideia tem grande chance de escalar.

Muito mais que balões

A Altave desenvolveu torres flexíveis em forma de balões, que podem chegar a 300 metros de altura. O objetivo é monitorar as redondezas e o foco principal é a segurança, tanto que quatro desses balões foram utilizados nas Olimpíadas do Rio de Janeiro. Este projeto também pode ser facilmente aplicado nos segmentos de agronegócio e construção civil, por exemplo.

Cão-guia robô

Sim, você leu certinho. O Lysa é um aparelho com a função de um cão-guia. Dotado de sensores que alertam sobre obstáculos terrestres e aéreos, surgiu da necessidade de auxiliar os deficientes visuais. Para se ter uma ideia, o Brasil possui aproximadamente 6 milhões e meio de deficientes visuais e apenas 100 cães-guias.

Oxigênio da intervenção médica

Num estágio bem mais avançado, a Oxiot já recebeu mentoria da GE e Bayer e agora pretende escalar. O projeto tem o objetivo de tornar mais eficiente o uso de oxigênio em intervenções médicas. Os dados são coletados dos cilindros enviados para a nuvem. Isto permite um acompanhamento imediato dos pacientes que estão em tratamento residencial.

Internet tátil

Na Universidade Federal do Rio Grande do Norte surgiu a ideia de desenvolver uma luva capaz de permitir que o usuário “sinta” a textura dos objetos virtuais e possa também interagir com outros usuários. Ainda em fase embrionária, os idealizadores criarão uma startup a partir do projeto.

Conexão IoT

A ContextNet desenvolveu um software capaz de identificar os “objetos inteligentes” próximos e interagir com eles. O usuário utilizará um app em seu smartphone para pode usufruir deste serviço, que pode possuir aplicação em ambiente doméstico ou empresarial.

Conservação de vacinas e medicamentos

A Senfio criou um sistema que torna mais preciso o processo de conservação de vacinas e medicamentos. O que antes era monitorado por pessoas, agora é feito eletronicamente, garantindo a manutenção da temperatura correta.

Vazamentos em oleodutos e gasodutos

Imagine conseguir detectar em segundos um vazamento no transporte de fluídos e gases. Foi nisso que a Asel-Tech se concentrou quando criou um sistema que monitora com sensores a pressão dos tubos ao longo dos dutos.

Exames sanguíneos

O Oneblue MBM é um aparelho portátil que fornece diagnósticos mais rápidos para exames sanguíneos não invasivos. Basta estar conectado à internet, é claro!

 

Gostou de aprender mais sobre Internet das Coisas? Deixe seu comentário logo abaixo.

Fonte: Época Negócios

Faça seu comentário

Acesse sua conta e participe