Como usar o littleBits 3

Neste post vamos conhecer um pouco mais e mostrar como usar o littleBits, um novo conceito em termos de aprendizado de eletrônica e programação, onde você usa blocos encaixáveis para montar o seu projeto.

littleBits

LittleBits são blocos magnéticos que você pode usar para criar seus projetos eletrônicos, sem soldas, sem parafusos, sem programação. Encaixe os blocos em uma determinada sequência, e crie seus projetos de uma maneira muito simples.

Cada bloco do littleBits é chamado de “bit”, e cada um deles tem uma função específica:

  • Bit Azul – São os blocos de alimentação, usados para energizar o circuito. Você pode usar uma bateria ou uma fonte de alimentação para o seu projeto
  • Bit Rosa – São os blocos de entrada, ou seja, enviam sinais para o circuito, seja por meio de sensores, botões, potenciômetros ou outros dispositivos
  • Bit Verde – São os blocos de saída, composto por leds, motores, buzzers ou outros dispositivos
  • Bit Laranja – São os fios ou expansores

Além disso, temos também blocos como o Arduino Bit e o CloudBit, mas vamos falar deles daqui a pouco. Antes disso, vamos ver como se usa o littleBits.

Como usar o littleBits

O littleBits é extremamente fácil de usar. Para criar um circuito básico, primeiramente utilize um bit azul (alimentação), encaixando o cabo da bateria:

Bit Azul - Alimentação

Em seguida, utiliza um bit Rosa (entrada), que vai acionar o bit de saída do próximo passo. Repare que os blocos são magnéticos e se encaixam em apenas um sentido, assim você não corre o risco de cometer algum erro na ligação. Em seguida, encaixe um bloco de saída (verde), que vai responder aos comandos do bit de entrada.

Abaixo utilizamos como entrada um bit com botão tipo push-button, e um bit de led como saída:

Bit entrada e Bit saída

Montado o circuito, ligue o bit azul colocando a chave na posição ON. Em seguida, acione o botão para que o sinal seja transmitido ao led:

Como usar o littleBits

Você também pode usar os bits laranja para, por exemplo, deixar o led mais distante do circuito, ou montá-lo em algum tipo de suporte:

littleBits - Extensor

Outra alternativa é utilizar mais de um bit de saída, acionando por exemplo um led e um motor ao mesmo tempo:

littleBits - Exemplo

Isso também vale para os bits de entrada. utilizando por exemplo um botão e um potenciômetro.

Esse tipo de projeto pode ser montado utilizando os kits littleBits, que vão do nível básico ao avançado, com opções interessantes como o Arduino Coding Kit e o ClouBit. Vamos conhecer um pouco de cada um desses kits.

Kit littleBits Base

O Kit lit LittleBits BaseKit tleBits Base é o kit básico do littleBits, composto por 10 módulos, mas com inúmeras possibilidades de configuração. Nesse kit você encontra motor DC, buzzer, sensor de luz, barra de leds, botão, potenciômetro, módulo led, além do módulo de energia e outros acessórios para montar os seus projetos de forma fácil e divertida!

 

 

 Kit littleBits Gizmos & Gadgets

LittleBits Gizmos & Gadgets O Kit littleBits Gizmos & Gadgets é um dos kits mais completos da linha littleBits, com os componentes para montagem de 12 projetos básicos, explicados passo-a-passo. O kit é composto por 15 módulos como buzzer, ventoinha, potenciômetro, barra de leds, receptor e transmissor wireless e também 48 acessórios como suporte de motor, placas de montagem, rodas, adesivos, etc. A lista completa de itens que compõe esse kit você encontra neste link. Com este kit você tem milhares de combinações de projetos possíveis.

Kit littleBits Arduino Coding

LittleBits Arduino Coding Kit Com o Kit littleBits Arduino Coding você pode programar o módulo Arduino de acordo com as suas necessidades, e controlar facilmente os outros blocos littleBits. O módulo littleBits Arduino tem 3 entradas e 3 saídas, e portas de I/O adicionais para interligação de outros componentes. Para programar o módulo, você pode utilizar a própria IDE do Arduino. O kit contém 8 blocos littleBits, além de uma placa para montagem dos circuitos.

 

 Kit littleBits CloudBit Starter

Littlebits Cloudbit No Kit littleBits CloudBit Starter você encontra o cloudBit, uma placa com processador i.MX23 ARM926EJ-S e 64 MB de memória, rodando linux em um cartão SD de 4GB. A placa tem adaptador wifi 802.11 b/g/n, que depois de configurada para acessar a internet se conecta à littleBits cloud, a nuvem da littleBits. É através dessa nuvem que podemos enviar e receber dados do circuito, por meio de aplicativo próprio para celular ou atráves do site IFTTT. Esse kit vem com 6 módulos littleBits e é uma excelente opção para projetos de automação residencial e projetos IoT (Internet of Things).

Agora que você já sabe como usar o littleBits, escolha o seu kit e mãos à obra!

 Gostou? Deixe seu comentário logo abaixo.

Faça seu comentário

Acesse sua conta e participe

3 Comentários

  1. Ótima ferramenta
    Como posso adquirir?

  2. Olá,
    Parabéns pelo tutorial.

    A escola em que trabalho tem o Little Bits e placas de arduíno.
    Estamos iniciando um currículo de programação.
    Qual deles deveria ser trabalhado primeiro: Little Bits ou o Arduíno?
    Meus alunos ainda estão nos conceitos iniciais de programação.
    Obrigada.

    1. Boa noite Cláudia!
      Por incrível que pareça, já vi os little-bits serem usados em ensino de robótica para alunos de 8 a 11 anos. Na minha opinião, eles são recomendados para os mais jovens e leigos, enquanto o arduino seria mais interessante para alunos em nível de ensino médio em diante (claro, existem gênios que conseguem trabalhar com arduino bem antes dessa fase…). Apesar do esforço do arduino em abstrair a eletrônica focando no resultado, na função final, é necessário um básico de eletrônica e programação. Essa é minha opinião, em poucas palavras.